gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: Gestão Visual Inteligente na Empresa - Divulgando RH ArtigosWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

segunda-feira, 19 de março de 2012

Gestão Visual Inteligente na Empresa - Divulgando RH Artigos


Gestão visual inteligente na sua empresa


Novamente falando em gestão visual, onde comecei falando sobre o Kanban! a Gestão visual que gera ótimos resultados de maneira simples, criando uma sintonia entre necessidade e produção, hoje venho falar sobre a Gestão visual utilizado em linhas de produção ou locais de grande circulação de pessoas, claramente fica os seus resultados diretamente ligado ao comportamento dos seus usuários.
A Gestão visual ou padronização de cores em uma linha de produção auxilia tanto na organização, produtividade como também na segurança deste local utilizado.
Abaixo alguns exemplos que você poderá utilizar sinalizando caixas ou demarcando locais de circulação de pessoas e agindo diretamente na padronização do layout do local.
Lembro que o modelo abaixo é apenas um exemplo, pois você poderá padronizar seu local conforme algumas NR´S ( normas de segurança ) ou padrões, podendo neste caso modelar o local com fitas adesivas,tinta ou outro material encontrado.

Modelo

Note que na imagem podemos utilizar as cores como ferramenta de padronização, com isso teremos uma ótima organização e aumentaremos a segurança dos seus usuários.
Além de um custo baixo dependendo da área a ser padronizada, a sua manutenção é baseada na conservação do local, mas acredite que esta técnica auxilia diretamente na produtividade.
Além da padronização de área, podemos aplicar a Gestão visual para padronização por exemplo de locais de armazenamento, facilitando a busca por um produto, e apresentando uma fácil tradução na identificação de tal produto.

Modelo

Hoje temos a facilidade de encontrar fornecedores que aceitam pedidos de fitas personalizadas conforme sua necessidade, e facilita muito o processo de organização e identificação.

Modelo

Muitos produtos hoje podem ser encontrado no mercado para utilização deste metódo, podemos realizar esta gestão através do desenvolvimento de uma instrução de trabalho e claro, resulta como benefício para empresas certificadas ISO 9001:2008, mas lembre-se que esta padronização deve estar observada nos procedimentos relacionadoo a esta norma.

Modelo

Além, de uma padronização de layout organizado, a segurança é ponto fundamental em locais de trabalho, mesmo não havendo grande circulação de pessoas, podemos desenvolver esta técnica em máquinas utilizadas por operadores, facilitando o processo de operação, estas identificações de botões atendem as normas IEC 73 e VDE 0199.

 Modelo

1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas 
nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, 
delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de 
líquidos e gases e advertindo contra riscos.
Na NR 26 no item sinalização de segurança relaciona o seguinte texto
Esta Norma Regulamentadora - NR tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
As cores aqui adotadas serão as seguintes:
  • vermelho;
  • amarelo;
  • branco;
  • preto;
  • azul;
  • verde;
  • laranja;
  • púrpura;
  • lilás;
  • cinza;
  • alumínio;
  • marrom.
A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras.
Demais informações para sua atualização consulte esta norma, onde você encontrará os padrões para cada cor e suas aplicações de maneira adequada a sua necessidade.
Temos tambem o uso da Gestão visual no meio ambiente, onde aplicamos durante a coleta seletiva de lixos, classificando por cores este processo, uma maneira aplicada não somente no ambiente profissional como no dia a dia.

Modelo


Exemplos como este tem auxiliado muito na luta contra a depredação ao meio ambiente, e durante o processo de produção podemos utilizar este modelo para classificar e ajudar este objetivo de maneira muito simples, abaixo segue uma tabela para cada cor.

Modelo

Então fica a dica para você mudar seu ambiente de trabalho através das cores, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e seguro.
Breve estarei retornando neste assunto para aplicações em outras áreas e ativididades, deixe seu comentário abaixo e participe na publicação de conteúdo, deixe sua dica,crítica ou ideia.

Redação

Zafenate Desidério (atendimento@qualidadebrasil.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.