gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: Consultoria - Organizacional e ou Técnica. Um problema! - DivulgandoRH ArtigosWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

domingo, 3 de junho de 2012

Consultoria - Organizacional e ou Técnica. Um problema! - DivulgandoRH Artigos

Consultoria - Organizacional e ou Técnica. Um problema!
Fonte: Portal Qualidade Brasil

Colunista: Luiz Affonso Romano


A Consultoria pode ser definida como a Ciência e Arte de ajudar a resolver problemas.

Tal e qual na medicina, chega o doente ao consultório com uma “queixa” - dor ou sintoma. O médico faz então a sua anamnese - levantando a história passada, o que ocorreu até aquele momento -, e daí, tenta ele chegar a um diagnóstico e recomendações- seja mudança de comportamentos, medicamentos, intervenção cirúrgica, o que for. 

Ou seja, ele circunscreve e define o que é (ou que parece ser) o problema e, talvez mais importante ainda, o que o problema parece Não ser ... 

O mesmo ocorre nas Organizações que exibem uma situação incômoda, um Problema- na atualidade ou no futuro previsível-, definindo uma outra situação, objetivo ou meta a ser alcançado, com a mudança de seus atuais objetivos e metas.

E claro está que, como na situação médica, não há nunca “doenças”, mas, sim, “doentes”, cada caso sendo, com certeza, único em suas circunstâncias, diferentes e específicas.

Ora, um Problema, e sua “solução”, não exige mais que a identificação de uma discrepância- um gap- um distanciamento entre uma Situação Atual e uma Situação Desejada e de como se pode ir de uma para outra.

O problema da Consultoria consiste, então, em se avaliar corretamente a Situação Atual, o diagnóstico (70% da solução da Doença/ Problema está na identificação correta) e, ainda, recomendar onde se quer, se pode e vale a pena chegar – missão difícil, é claro , e por isso mesmo coisa de Ciência e Arte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.