Redação Corporativa com Reforma Ortográfica
Otimização da Qualidade da Comunicação com Clientes, Colaboradores e Parceiros
São Paulo, 19 e 20 de Setembro de 2012
Benefícios do Treinamento:
• Desenvolver o marketing pessoal e corporativo através de uma comunicação textual elegante que expande redes de relacionamento profissional
• Otimizar os processos de comunicação na empresa minimizando ruídos
• Atingir resultados através da redação de textos claros, concisos e objetivos
• Agilizar tomadas de decisão e operações através da comunicação eficiente
Objetivos do Treinamento:
• Oferecer ao participante a capacidade de redigir e revisar textos, através do uso de termos, expressões e orações adequadas ao mundo corporativo, a fim de produzir uma linguagem de qualidade que apresente resultados de comunicação para a organização, colaboradores e principalmente clientes
• Possibilitar ao participante criar textos coerentes, lógicos, informativos e elegantes que comunicam de forma eficaz as mensagens institucionais
• Mostrar ferramentas práticas de redação empresarial que possibilitam a eficácia no atendimento corporativo e empresarial
Público-Alvo:
• Diretores, gestores, coordenadores e supervisores
• Executivos dos departamentos de: recursos humanos, financeiro, produção, vendas e administração geral, para pequenas, médias e grandes empresas
• Microempresários, profissionais liberais e autônomos
Programa:
1. Redação simples, ágil e objetiva
• Desenvolvendo textos velozes para um mundo veloz
• Eliminando termos desnecessários
• Utilizando palavras apropriadas ao universo corporativo
2. Organizando o texto corporativo
• Destacando o objetivo do texto (foco)
• Despertando o interesse do leitor
• Adaptando-se ao perfil do leitor
3. Os 6 elementos de um texto básico
• Trabalhando o tema central do texto (assunto)
• Utilizando técnicas com alto teor informativo e baixa redundância
• Situando o texto no tempo e no espaço
4. Destacando seu texto entre milhares
• Utilizando o tópico frasal (oração de impacto)
• A importância de destacar suas idéias logo no primeiro parágrafo
5. A linguagem objetiva e os vícios de linguagem
• Fugindo do gerundismo, clichês e palavras-curinga
• Conhecendo as armadilhas do pleonasmo e dos neologismos
6. A economia de texto
• Escrevendo com precisão: o máximo de informação com o mínimo de palavras
• Como escrever utilizando termos adequados e focados no assunto abordado
7. Redação específica de e-mails
• Como utilizar os termos adequados para a linguagem formal e informal
8. A lógica do e-mail: introdução, desenvolvimento e conclusão
• Como iniciar um e-mail e abordar o interlocutor corretamente
• As palavras adequadas que ajudam a conectar idéias e parágrafos
• Finalizando a redação com estilo
9. A nova ortografia da Língua Portuguesa
• As mudanças na acentuação
• Uso do hífen: como e quando utilizá-lo
10. Concordância e coerência
• As transições entre os parágrafos
• O uso adequado de verbos e substantivos nas orações
11. Dúvidas frequentes de gramática
• Crase, acentuação e pontuação
• As regências verbais e nominais
• Verbos e pronomes
12. Redação de relatórios
• Articulando a linguagem impessoal e objetiva
• Descrevendo fatos com distanciamento
• A linguagem denotativa
13. A redação com etiqueta
• Termos convenientes e elegantes
• Como fazer solicitações de forma educada
14. Criando cartazes eficazes (murais corporativos)
• Desenvolvendo a comunicação visual corporativa
• Criando mensagens não-verbais eficazes
15. A importância da comunicação humana no cotidiano
• Compreendendo o interlocutor e seu repertório cultural
• Eliminando ruídos de comunicação no cotidiano corporativa
Metodologia das Aulas
• Exposição de fundamentos
• Estudos de Caso
• Dinâmicas de Grupo
• Discussões em grupo
• Laboratório prático de comunicação
Sobre o Instrutor: Marcos Gross
• Desenvolvedor de conteúdo da MBC (Master Business Communication) de Washington Olivetto e Boni, da Rede Globo
• Professor/consultor de Gestão Empresarial do Sebrae-SP (área de marketing e comunicação), da área de Educação Corporativa do Senac-SP e do Sescoop-SP
• Em 20 anos de atividade profissional presta serviços de treinamento, consultoria, assessoria e desenvolvimento de projetos em diversas organizações como Volkswagen, C&A Modas, Microlins, FESP, Folha de São Paulo, Sabesp, Catho Educação Executiva, Costa Cruzeiros, Correios, USP, Alcoa, SPTrans, SOS Mata Atlântica, Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Petrobras e Centauro.
• É mestre em Linguagem e Comunicação pela UMESP, pós-graduado em Gestão Comunicacional pela USP e graduado em comunicação pela FAAP
• Estudou cultura britânica na Francis King de Londres-UK
• É diretor da McGross Ltda, empresa de treinamento corporativo e docente do MBA da UNIP nas áreas de Marketing, Comunicação e Gestão Empresarial
Datas e local:
19 e 20 de Setembro de 2012
Al. Santos, 1893 - 11 º andar
Cerqueira César - São Paulo - SP
Horário: 8h30 às 17h30.
Investimento: R$ 1.490,00.
- Consulte sobre desconto especial para confirmação de inscrição antecipada e para grupos.
- Os pagamentos podem ser efetuados por depósito, boleto bancário ou cartão de crédito.
- Material didático, Certificado e Coffee break estão inclusos na inscrição.
Informações e Inscrições:
H&B Treinamentos e Soluções Empresariais
Telefone: (11) 3803-9340 ou solicite a ficha de inscrição pelo
E-mail: treinamentos@heb.com.br ou acesse nosso site: www.heb.com.br
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domingo, 12 de agosto de 2012
Redação Corporativa com Reforma Ortográfica - Divulgando RH Cursos
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