ERRANDO E
APRENDENDO
"Se
pudesse viver minha vida outra vez, trataria de cometer mais erros"
JORGE
LUIS BORGES, Escritor e poeta argentino (1899-1986)
MANFRED
KETS DE VRIES, Professor do INSEAD, mencionando os atributos do executivo do
futuro, colocou entre suas responsabilidades a criação de um clima
organizacional que permitisse ao subordinado cometer erros. Mais ainda,
acrescentou que quanto mais cedo na carreira de um Gerente erros forem
cometidos, menor será o custo desses erros.
Cometer
erros é inerente ao processo de aprendizagem; cometer erros e assumir riscos é
atributo fundamental para o exercício da função gerencial.
Em tempos
em que as organizações precisam entender tanto de seu negócio, quanto de
mudança, os erros são o caminho mais curto para tornar o processo de mudança
mais permanente e auto-sustentado.
A seguir
algumas considerações sobre a importância do erro no processo de
desenvolvimento gerencial:
- Começamos a ter medo do erro
em nossa infância, quando nossos pais só recriminavam nossas ações, diziam
o que estava errado, mas não discutiam conosco alternativas para consertar
os erros. (ênfase na crítica e não no processo educacional)
- Quando um erro é cometido,
sempre se torna importante questionar o porquê; o problema pode estar com
o subordinado (falta de preparação, competência etc) ou com seu superior
(erro na definição do que deve ser feito, indefinição dos limites de
decisão etc). Nossos superiores tendem a achar que o erro é mais problema
nosso do que deles!
- Como se cria um clima de
"liberação para erros"? Eis algumas frases que podem ajudar:
"Na
dúvida, erre por ação e não por omissão"
"Não
espere eu retornar, decida se a situação o exigir"
"Você
tem direito a errar 5% de suas ações, minha expectativa é que você acerte 95%".
- Ainda dentro do "clima
de liberação para erros", a realização de uma reunião mensal em que
cada um faz uma auto-análise dos erros e acertos (iniciando-se pela
apresentação do superior hierárquico), pode se constituir num excelente instrumento para que o grupo evite erros já cometidos.
- Se o subordinado cometeu um
erro, use esse momento como uma oportunidade de aprendizado seja para
redefinição de políticas, margens de decisão, necessidade de mais
informações de sua parte etc.
- A aproximação do
superior/subordinado através de uma relação mútua de confiança é um ótimo
antídoto para erros. Como construí-la? Respeitando-se os quatro elementos
geradores de confiança:
Credibilidade: cumprir o que promete, fazer o
que diz
Confiança: dizer o que pensa e sente, não
dissimular
Abertura: dividir com o outro as
informações de que dispõe, não escondendo o jogo
Aceitação:
aceitar as diferenças individuais, conviver bem com elas
- O erro não deve ser
transformado num problema pessoal; julgar alguém por um erro cometido é
abrir caminho para que todos na organização evitem ousar.
- O erro é uma excelente oportunidade para se aplicar o conceito de "momentos da
verdade". Na medida em que erros se repetem na interação com clientes
internos ou externos, é importante definir-se
"respostas/comportamentos padrão para solução do problema".
Trata-se de uma situação típica onde o erro se transforme em oportunidade
de melhor relacionamento com o cliente.
- A eliminação de um erro tem mais a ver com a análise e correção de suas "causas" do que com ações sobre seus "efeitos"
- Erros às vezes são
conseqüências da utilização de apenas um dos hemisférios cerebrais (lado
racional ou lado criativo). A utilização simultânea e equilibrada de
ambos, no processo decisório, aperfeiçoará a qualidade do output, minimizando a possibilidade
de enganos.
- O perfeccionista reduz o
número de erros, mas tende a prejudicar a velocidade das respostas.
Estas são
apenas algumas idéias para nos ajudar a usar o erro como oportunidade para
desenvolvimento gerencial; não se trata de uma apologia do erro, mas de um
convite para que todos ousem mais.
Que tal
reunir superior/subordinados/pares e fazer avaliação do grupo tendo por base
esse texto?
Consultor - L A COSTACURTA JUNQUEIRA / VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC – M. VIANNA COSTACURTA ESTRATÉGIA E HUMANISMO
twitter: @micknelson_04
facebook: http://www.facebook.com.br/aplevka
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